Lixo se acumula na lateral do Mercado Municipal e oferece riscos
PATOS DE MINAS: É impossível passar pelo Mercado Municipal de Patos de Minas e não observar o acúmulo de lixo no trecho lateral que interliga as ruas José de Santana e Padre Caldeira. O problema é percebido a qualquer hora e dia e tornou-se um incômodo não só para lojistas, clientes e moradores das imediações, mas para todos que passam pelo lugar.
Os detritos não ensacados não são recolhidos pelo serviço de limpeza pública e, com isso, ficam longos períodos expostos e causam intenso mau cheiro. Os resíduos orgânicos – sobretudo restos de alimentos – atraem pombos e cachorros, que deles se alimentam. Os animais espalham ainda mais o lixo e aumentam a sujeira na lateral do mercado.
O perigo é ainda maior porque, largado na rua, esse lixo apodrecido serve de alimento a ratos, baratas e moscas, transmissores de doenças. Já os resíduos sólidos – caixas e plásticos, por exemplo – servem de ninho para espécies animais daninhas, facilitando a proliferação delas. Além disso, podem causar estragos quando chegam aos bueiros e galerias pluviais e os entopem.
Um comerciante do Mercado Municipal, que preferiu não se identificar, disse que está complicado conviver com a situação. “O cheiro é muito forte. Antes a Prefeitura deixava umas caçambas, mas tiraram, e agora fica desse jeito. E tem dia que a coleta falha”, reclamou.
O diretor de Órgão Municipal, ligado à Diretoria de Serviços Urbanos da Prefeitura, Ivanildo Zica, rebate a queixa. “Isso é uma inverdade. Os coletores passam no mercado todos os dias. O horário de coleta lá é de 19 as 21 horas, assim como em todo o Centro. Se eles recolhem nas outras ruas, por que não recolheriam lá?”
Segundo Ivanildo, as caçambas foram retiradas porque não têm permissão para recolher lixo doméstico. “Colocamos uma lixeira no local, mas ela foi feita de depósito de lixo, e não é assim. O correto é colocar o lixo ensacado em recipiente de até 30Kg e dentro do horário de coleta. Infelizmente, o pessoal do mercado não respeitou nenhuma tentativa oferecida.”
O diretor informou que a Associação dos Comerciantes de Carne de Patos de Minas, responsável pelo condomínio do Mercado Municipal, já foi notificada. “A Prefeitura deu um prazo para adequação. Se não for cumprido, a associação vai ser multada”, concluiu.
Autor: Carolina Tafuri
Nenhum comentário:
Postar um comentário